ALUNOS CURIOSOS FAZEM MAIS PERGUNTAS E DESENVOLVEM UMA ATITUDE MAIS PROATIVA NA BUSCA POR RESPOSTAS. DESPERTAR A CURIOSIDADE EM SALA PODE AUMENTAR A RECEPTIVIDADE DA TURMA E TORNAR O APRENDIZADO MAIS FÁCIL, MAS COMO FAZER ISSO?
A Eruga, especializada em sistemas educacionais, elencou cinco dicas para facilitar essa importante tarefa no dia a dia do professor. Confira:
1 – Mostre o que há de incrível no cotidiano
O pedagogo e escritor Rubem Alves falava que é possível instigar estudantes mostrando o quão incrível são as coisas que nos rodeiam. Uma maneira de fazer isso, dizia, é levar para a sala de aula a casca de um caramujo e mostrar que ela é um excelente exemplo de engenharia. Para o autor, o encantamento com o objeto é o primeiro passo para despertar a curiosidade.
2 – Inove o jeito de começar a aula
Que tal começar a aula com um videoclipe musical ou um vídeo que tem feito sucesso na internet? Alinhar a temática escolar com conteúdos mais livres é um bom jeito de despertar o interesse. E por que não pedir aos alunos que listem outros vídeos interessantes ou ainda que façam uma lista dos 10 filmes ou músicas que de alguma forma estão relacionados ao assunto e que poderão ser discutidos em sala?
3 – Dê espaço para o humor
Apresente tirinhas ou ilustrações com balões vazios ou ima樂威壯
gens sem legenda e peça para a turma criar as falas ou informações que poderiam preencher o conteúdo. A atividade é mais interessante se for realizada em dupla ou em grupos, pois estimula a criatividade e o debate de ideias.
4 – Traga para a aula a dinâmica dos jogos
A gamificação é uma forte tendência educacional que adota técnicas de jogos para estimular o aprendizado. Na prática, trata-se de inserir elementos de competição, cooperação e resolução de problemas para que os estudantes se sintam motivados a passar de fase e ganhar prêmios ou algum tipo de reconhecimento. É útil para o aprendizado e para a motivação. Para ser eficaz, o professor deve adequar a prática à idade escolar da turma. É possível estimular a competição por meio da formação de equipes, o que tornará a aula não só mais interessante como também mais interativa.
5 – Dê feedback positivo
A curiosidade do aluno deve sempre ser reforçada com atitudes positivas. Essa ação ajuda a manter o interesse do indivíduo por seguir na busca pelo conhecimento e valoriza o processo de criação de ideias. Lembre-se de parabenizar cada aluno sempre que forem alcançados os objetivos propostos.